Subscribe:

Crédito para celular

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Luto no Sertão

O cantor Liu, da dupla sertaneja Liu e Léu, morreu aos 77 anos no fim da noite de sábado, 4, em Ibiraci, no sul de Minas Gerais. Lincoln Paulino da Costa vinha sofrendo problemas no pulmão e estava em casa quando teve um infarto e morreu.Segundo familiares, o corpo do cantor será sepultado às 16h30 deste domingo no Cemitério Municipal de Itajobi, cidade natal da dupla e localizada a 405 km de São Paulo.Liu completaria 78 anos na próxima terça-feira, 7. Ele deixa esposa e dois filhos.  

 Lincoln Paulino da Costa (Liu) e Walter Paulino da Costa (Léu) nasceram em uma família de músicos, especialistas em catiras, ritmo musical marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.Liu e Léu iniciaram a carreira em 1959 com a gravação da música "Rei do Café", de Teddy Vieira e Carreirinho. No início se apresentavam em circos pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso. Em mais de 50 anos de carreira, a dupla lançou 55 discos e um DVD.O internauta Edmílson Sanches, de Franca (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
  
Liu e Léu: 
Primos de Vieira e Vieirinha e irmãos de Zico e Zeca, conforme já foi dito acima, Lincoln Paulino da Costa, o Liu, e Walter Paulino da Costa, o Léu, nasceram em Itajobi-SP no dia 07/08/1934 e 02/04/1937, respectivamente, filhos de Maria Rosa Costa e Gabriel Paulino Costa. Liu faleceu no dia 04/08/2012 em Itajobi-SP.

Ambos começaram a cantar e a compor bem cedo, influenciados pelos próprios pais e também pela já famosa dupla Tonico e Tinoco. Liu também declamava poesias e cantava musicas do inesquecível tenor Vicente Celestino; Léu cantava no grupo de catira com outros meninos mais velhos e, aos 16 anos, formou uma dupla com um amigo da adolescência, tendo participado de alguns programas de rádios locais.

Liu e Léu mudaram-se com a família que havia decidido trocar a vida no campo pela Paulicéia Desvairada. Na Capital Paulista, estiveram presentes no aniversário do programa "Brasil Caboclo" na Rádio Bandeirantes onde, após a transmissão do programa, a festa teve prosseguimento nos bastidores, ocasião na qual algumas duplas já conhecidas, incluindo os irmãos Zico e Zeca e os primos Vieira & Vieirinha prosseguiam com a animação.

Estavam presentes alguns radialistas como o Comendador Biguá, Zacarias Mourão e o Capitão Barduíno, entre outros, que pediram que eles cantassem; e a interpretação de Liu e Léu agradou a todos e, naquele momento, caracterizou-se a junção dos irmãos e o início da carreira artística com reconhecimento e orgulho nacional.

Iniciaram portanto a carreira artística em 1957, na rádio Bandeirantes em São Paulo-SP: durante a semana, trabalhavam na lavoura de café e cereais e, nos fins de semana, cantavam (de graça) na rádio. E, mesmo com bastante trabalho, para poder garantir o sustento, Liu e Léu não deixavam de se divertir nas festas de catiras.

E em 1959 passaram a cantar em outras emissoras, tais como a Nacional, a Record e a Tupi, entre outras. Foi também nesse ano que gravaram na Chantecler o primeiro disco 78 RPM.

Diferentemente da escolha por concurso popular na Rádio Bandeirantes, como aconteceu com Zico e Zeca, o nome artístico da dupla Liu e Léu veio de um antigo apelido que os dois já haviam arrumado antes mesmo da gravação do primeiro disco, em 1959.

Em 1978, Liu e Léu criaram o Selo Tocantins, gravadora que é um "laboratório de talentos", com bastante riqueza no gênero Caipira Raiz. Lançaram também vários artistas, além de trabalhos próprios e sucessos consagrados tais como "A Sementinha" (Dino Franco - Itapuã), "O Ipê E O Prisioneiro" (José Fortuna - Paraíso), "Rei do Café" (Carreirinho - Teddy Vieira), "Boiadeiro Errante" (Teddy Vieira), "Rainha do Paraná" (Nízio) e "Caminheiro" (Jack), apenas para citar alguns.

Liu e Léu tocavam Viola e Violão fabricados por Pepinele. E Liu também cuidava de sua fazenda, a 15 km de Ibiraci-MG, nas horas de lazer; e a Dupla continuou musicalmente ativa, durante vários anos, fazendo shows constantemente por todo o Brasil. E na foto acima e à direita, Liu e Léu participando da estréia do excelente programa Viola Minha Viola pela TV Cultura de São Paulo-SP em Março de 1980.

Tive a felicidade de conhecer pessoalmente os irmãos Liu e Léu por ocasião da apresentação que fizeram no dia 12/10/2007 no Clube Atlético Carrão, na Capital Paulista. Na foto à esquerda, Liu e Léu nessa apresentação, ocasião na qual pude conhecer também as duplas "Nelson BS e Manelito", "Martins e Waldemar", "Toninho e Manoel", "Denis e Faisão", "Padovan e João Vilarim", além dos meninos "Silas e Samuel" que, com bem pouca idade e vozes bem afinadas, prometem para um futuro bem próximo uma excelente Dupla Caipira Raiz (foto à direita)!

E, na foto abaixo, da esquerda prá direita, Liu, o "Cumpadre" Joselito (irmão de minha esposa Netinha, que também aprecia a autêntica Música Caipira Raiz), Ricardinho e Léu, após a apresentação da dupla no dia 12/10/2007 no Clube Atlético Carrão:



Clique aqui e conheça esse excelente site dedicado à Dupla Liu e Léu, desenvolvido por Eder Alves Paula, com Biografia da Dupla, Fotos, Apresentações em Vídeo, além do repertório da Dupla listado em ordem alfabética.

Encontrei-me novamente com o Léu no dia 18/01/2011, em Belo Horizonte-MG, por ocasião do Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira!

Na foto abaixo, da esquerda prá direita, Léu (representando a Dupla "Liu e Léu", a qual foi premiada na Categoria "Dupla Masculina"), Índio Cachoeira (premiado na Categoria "Violeiro (Solo)"), Ricardinho, Cido Garoto (premiado na Categoria "Guardiões Das Raízes" no Cururu) e Édson Alves Fontes (premiado pelo DVD "Os Favoritos Da Catira"), no SESC Venda Nova, no dia 18/01/2011, momentos antes da entrega dos prêmios no Minas Centro.



E, na foto abaixo, da esquerda prá direita, Léu e o Radialista Roldão Bueno, que foi premiado na Categoria "Programa De Rádio" pelo seu excelente Programa Casa de Caboclo, que vai ao ar aos Sábados, das 13:00 às 14:30, nos 1380 kHz da Rádio Integração AM de Toledo-PR!!


Clique aqui e ouça a Toada "Triste Cabana" (Geraldo Meirelles - Zé Claudino) interpretada por Liu e Léu, numa gravação histórica do Disco 78 RPM - 505 - Lado A - Gravadora Caboclo/Continental - Lançado em Janeiro de 1962 - do Acervo de José Ramos Tinhorão - num excelente Arquivo Musical pertencente ao IMS - Instituto Moreira Salles, excelente site que se preocupa com a Preservação de Inestimáveis Acervos Brasileiros em termos de Música, Fotografia, Artes Plásticas e Biblioteca, o qual convido o Apreciador a visitar!

Clique aqui e ouça a Moda de Viola "Ladrão de Gado" (Nelson Gomes - Teddy Vieira) interpretada por Liu e Léu, numa gravação histórica do Disco 78 RPM - 505 - Lado B - Gravadora Caboclo/Continental - Lançado em Janeiro de 1962 - do Acervo de José Ramos Tinhorão - num excelente Arquivo Musical pertencente ao IMS - Instituto Moreira Salles, excelente site que se preocupa com a Preservação de Inestimáveis Acervos Brasileiros em termos de Música, Fotografia, Artes Plásticas e Biblioteca, o qual convido o Apreciador a visitar!

Liu partiu para o Oriente Eterno por volta das 23:00 do dia 04/08/2012, três dias antes de completar seus 78 anos de idade, em Itajobi-SP, vítima de uma gravíssima doença pulmonar contra a qual ele vinha lutando há dois anos, deixando, sem dúvida, um enorme "vazio" na autêntica Música Caipira Raiz...

Por outro lado, a Grande Orquestra Celestial de Violeiros, regida pelo Grande Arquiteto do Universo.'. recebeu mais um Integrante e continua se enriquecendo cada vez mais, em Harmonia, com os excelentes Músicos que partiram e nos deixaram saudades...

Clique Aqui e veja a reportagem que foi ao ar no Programa "Globo Rural" da Rede Globo, noticiando o falecimento do Liu...

Liu: receba de Ricardinho essa singela homenagem...

Obs.: As informações contidas no texto desta página são originárias principalmente dos sites Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira, Gravadora Revivendo e Viola Caipira - Yassír Chediak, bem como do Livro "Música Caipira - Da Roça ao Rodeio" de Rosa Nepomuceno. Ver mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração deste site teria sido impossível.

Essa viagem pela Música Caipira Raiz não pára por aqui: Clique aqui e pegue o trem, que ele agora irá para Santa Cruz do Rio Pardo-SP: conheça um pouquinho dessa excelente Dupla Caipira Raiz que foi a primeira a vender discos além das nossas fronteiras: os irmãos Aníbio e Belizário, também conhecidos como Zilo e Zalo.

Ou então, se você preferir outro compositor ou intérprete, clique aqui e "pegue outro trem para outra estação", na Página-Índice dos Compositores e Intérpretes.

 "Anuncie você também no blog Conheça Sua Cidade"

0 comentários:

Postar um comentário