Subscribe:

Crédito para celular

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

As duplas sertanajas da cidade de paranavaí, Estado do Paraná

Formar uma dupla sertaneja na cidade de Paranavaí é uma tarefa muito fácil. Basta um encontro de dois caboclos que tem intimidade com a viola, em um bar qualquer da cidade que em pouco tempo a dupla estará formada. A escolha do nome não precisa ser de imediato, no decorrer do trabalho as opções vão surgindo rapidamente e não demora muito para a dupla ficar pronta e batizada com seu nome, seu slogan e sua identidade completa. Aparti dai os integrantes da dupla precisam mostrar sua habilidade e seu talento na escolha de um repertório que satisfaça completamente seu público. É nesta fase que as duplas sertanejas de Paranavaí conseguem desenvolver um trabalho de qualidade e agradar de verdade seu público. Podemos citar algumas duplas que fizeram com competência este trabalho: Cleyton Viola e Cidão, JP e Marcelinho, Edinho e Cristiano, Jair Marques e Rosselito e no passado tivemos também ótimas duplas: Niuto e Neuto, Cambota e Rosselito e outras duplas que fizeram excelentes trabalhos em Paranavaí. Cleyton Viola e Cidão formaram uma excelente dupla sertaneja: O Cleyton é um raro talento, tanto tocando viola como fabricando o próprio instrumento que usa. O Cidão é o parceiro ideal que o Cleyton sempre sonhou para consolidar sua dupla. Mas, só isso não basta! O seu público espera muito mais dessa dupla que tem talento para chegar a onde quizer com música sertaneja de qualidade. Seu público também espera ansioso pela  gravação do segundo  cd e por  novas composições. Continue Lendo

A dupla Jair Marques e Rosselito estava pronta para seguir uma carreira de sucessos. Mas, por falta de apóio de uma entidade ou de um patrocinador, estão separados. Mesmo com dois cds gravados não conseguiram prosseguir um trabalho que seria brilhante. Hoje vivem cada um pro seu lado, em busca de um novo parceira para formar uma nova dupla que certamente não conseguirá passar novamente da primeira fase do trabalho. Eu tenho observado que a parti desta fase, as duplas se perdem completamente, a ponto de não conseguir dá sequencia ao bom trabalho inicial. A parti daí o trabalho fica mais sério e mais difícil! Daí para frente o trabalho é  totalmente administrativo.  É neste ponto que as duplas de sucesso entregam esta função a uma empresa para que ela cuide da questão financeira. O blog Conheça Sua Cidade defendo a idéia de que Paranavaí deveria ter uma entidade sem fins lucrativos, com o propósito de divulgar essa gente que canta em Paranavaí e sonha com o sucesso. Seria importante também que essa entidade fizesse  o papel do empresário, cuidando  da parte financeira e organizando a agenda da dupla... No ano 2000 foi fundado na cidade de Paranavaí o Clube do Sertanejo com o propósito de fazer exatamente este trabalho, mas infelizmente o trabalho foi mal planejado na época e faltou empenho e união do próprio sertanejo.  “Se alguém sonha fazer sucesso em Paranavaí cantando de forma isolada, sem o apóio de uma entidade ou de um patrocinador, dificilmente ele terá êxito”.

O Clube do Sertanejo tem um estatuto bem definido e registrado em Cartório: O clube do sertanejo funcionaria como uma promotora de eventos, dando assim as condições necessárias para o crescimento dos cantadores de Paranavaí. Para este trabalho ser bem sucedido seria feito com apoio político... A entidade teria um programa diário no Rádio de Paranavaí  para a população conhecer e colaborar com esse trabalho. Este programa também não teria um apresentador fixo, qualquer associado que estivesse em condições, poderia apresentar o programa. Esta também seria uma forma de descobrir novos talentos na locução de Rádio. O Blog Conheça Sua Cidade parabeniza a Companhia da Viola pelo trabalho bonito que vem fazendo em Paranavaí  e outras cidades do Paraná. É importante a gente saber que podemos sempre mais! Eu tenho certeza que a Companhia da Viola vai sempre trilhar neste caminho. Parabenizamos também os idealizadores do Tributo a Tião Carreiro que acontece anualmente no Teatro municipal de Paranavaí. A dupla sertaneja Jp e Marcelinho tiveram um ótimo início quando gravaram seu primeiro LP de vinil. Conseguiram até uma participação do Famoso Miltinho Rodregues na música "na hora do beijo". Depois gravaram mais alguns cds, e inesplicavelmente a dupla também se separou, frustrando a espctativa do seu publico. Infelizmente, essas coisas acontece na vida das duplas e dos artistas de Paranavaí por falta de apóio de um orgão especializado que desse sustentação a essa classe valiosa para que ela podesse devenvolver com tranquilidade esse trabalho. 

Não posso esquecer do Romance Ponta Grossa! Um caboclo sertanejo que está fazendo um trabalho bonito na divulgação do seu repertório. O Romance teve a felicidade de compor a música “Fazendão de beira de estrada”, uma música com acara do nosso sertanejo. O Romance é um profissional que não ficou preso a fase inicial da sua carreira artistica. Ele tem uma agenda de trabalho e está desenvolvendo muito bem o papel de cantor e empresário, com planejamento e as estratégias certas. "Nada acontece por acaso"! Eu lembro até hoje, o dia que eu estava no posto de gasolina ali na Av. Distrito Federal com a  Rua Rio grande do Norte. Foi quando chegou o Romance todo feliz com uma folha de papel toda rabiscada! Era o inicio da composição “o fazendão” ele leu toda a letra com muito entusiasmo e disse que seria um sucesso.  Foi ali que eu percebi que ele estava determinado a construir uma carreira séria e duradoura e ele conseguiu. O Romance é um privilegiado; ele tem a valiosa ajuda da sua esposa a  professora Izabel. Ela é seu braço direito como ele mesmo diz. Ela atua como sua secretária, tanto na vida artistica, como nos seus programas de rádios. "Aqui está um exemplo de que o artista precisa em primeiro lugar do apoio da família para iniciar bem a sua trajetória na música e em qualquer atividade. O Romance até o termino deste artigo em dezembro de 2012, havia gravado 4 cds. Parabens ao Romance e a professora Izabel, o blog Conheça Sua Cidade estará sempre a disposição de vocês para divulgar novos lançamentos e também a agenda de trabalho. Clique Aquí e ouça o fazendão!

Edinho e Cristiano: É outro exemplo de dupla que tive um bom início. Chegaram a gravar dois CDs com músicas de ótima qualidade, mas não conseguiram continuar este trabalho. Hoje estão separados também por falta de apóio, mesmo com talento e a música no sangue foram impedidos pelas dificuldades de continuar uma carreira que também seria brilhante. No passado tivemos outras duplas que também trilharam o mesmo caminho: Niuto e Neuto, Cambota e Rosselito os Fandangueiros do sul e outros artistas que também desistiram por falta de apóio em nossa Cidade. As duplas sertanejas de maiores destaques em Paranavaí até hoje foram: Niuto e Neuto e Cambota e Rosselito. Niuto e Neuto  fizeram parte do grande programa Alvorada Cabocla do famoso Nhô Zé na Rádio Nacional de São Paulo na década 70. Viajar pelo Brasil fazendo shows com a comitiva do Nhô Zé era o sonho de todas as duplas sertanejas da época e o Niuto e Neuto tiveram este privilégio... Eles gravaram dois discos de vinil com músicas de grandes sucessos como: Estrela Dalva, cicatriz de amor, um goiano em campinas, Brasil progresso, glórias do passado, a morte da rosa e outros sucessos sertanejos. Cambota e Rosselito também tiveram seus momentos de glórias: Eles conseguiram gravar um disco de vinil na Gravadora mais concorrida da época, a Gravadora Chantecler-Continental. Também gravaram músicas de sucesso como: Porque me disse adeus, amada amanteo telefone, quarto de saudade e eu, ela e a felicidade. Este é apenas um resumo da história das principais duplas sertanejas da Cidade de Paranavaí Estado do Paraná.

Conheça o disco de vinil que o Cambota e Rosselito gravaram pela Gravadora Continental-Chantecler em 1983

(1983) O Telefone
01. Por Que Me Disse Adeus (Cambota/Josoel da Silva)
02. Amada Amante (Cambota/Dalvan/Duduca)
03. Escravo Do Amor Perdido (Praense/Alcino Alves)
04. Ébrio Infeliz (Cambota/Rosselito)
05. Meu Ciúme (Dalvan/Josoel da Silva)
06. Na Beira Do Mar (Pé de Cedro/Cambota/Capricho)
07. Indeciso (Cambota/Rosselito)
08. Eu, Ela e a Felicidade (Cambota/Compadre Lima)
09. O Telefone (Benelli/Araguari)
10. Não Consigo Te Esquecer (Cambota)
11. Quarto De Saudade (Cambota/Dalvan)
http://www.mediafire.com/?raeb7lvkivciwqf
Se você quer ver sua dupla publicada aquí. Envie o material para meu E-mail que está na página "Fale Comigo". Só serão postado aqui duplas de Paranavaí e de qualquer cidade da região noroeste do Paraná. 
 =====================================================================
Meu Regresso: É o slogan que o Rosselito adotou para voltar a carreira solo. Depois de cantar durante muitos anos com o parceiro Cambota, e formar uma excelente dupla com o Jair Marques, o Rosselito resolveu retornar novamente a carreira solo.   Criou o seu próprio repertório, mesclando as músicas que cantava com o Cambota e outras que cantava com o Jair Marques. Eu já conferi e posso afirmar que ficou um ótimo trabalho.
O Rosselito está preparado para abrilhantar sua festa, desde uma simples fasta de aniversário até os grandes eventos. Fale com Rosselito. Contato:  Cel. (044) 98069010

Visitas Grátis

2 comentários:

Maestro Eliel disse...

A dupla JP & MARCELINHO postada aqui iniciaram sua carreira em grande estilo, porém, em pouco tempo ambos se tornaram evangélicos, seguindo cada um para o seu lado. JP está em São Paulo, na Igreja Universal do Reino de Deus. Marcelinho segue em Paranavaí. Membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, continua cantando, porém não mais em dupla, e sim, em companhia de mais 3 parceiros da igreja, formando um quarteto com o nome de GRUPO CANTARES.

Unknown disse...

Obrigado maestro Elial pelo seu comentário e pelas informações. Um abraço e seja bem vindo a este blog!

Postar um comentário