Subscribe:

Crédito para celular

Paranavaí



Seja bem vindo! Esta página fala tudo sobra a cidade de Paranavaí. Fique a vontade, é um prazer imenso ter você aqui. Cada módulo amarelo é um link interessante para você conhecer melhor a nossa cidade.
A Cidade de Paranavaí foi fundada em 14 de dezembro de 1952. Está localizada na região noroeste do Estado do Paraná, as margens da Rodovia do Café, BR 376 a 470 metros acima do nível do mar. CEP = 87-700-000 O DDD é 044 - Clima subtropical úmido – Temperatura média anual -  21°C

Paranavaí nasceu em 1.930, na Fazenda Montoya, decorrido pouco tempo, foi instalada a Fazenda Brasileira, e em 1.944, foi batizada como Colônia Paranavaí, por ser a região banhada pelos rios Paraná e Ivaí. Em 14/12/1.951 foi criado o município de Paranavaí e instalada oficialmente a sede do município, em 14 de dezembro de 1952. O município tem 1.202,47 km²., hoje conta com uma população de 81.595 habitantes, dados do IBGE, Censo 2010. Clique AQUÍ 


As principais atividades econômicas são as Culturas de: Mandioca, Milho, Citricultura, Avicultura, Pecuária, Café, Metalúrgica, Comercio e a  Construção civil. 

Paranavaí é uma Cidade pólo, seu comercio atrai compradores de mais de 30 municípios! Também é fornecedora de serviços Médicos e Educacionais... Conheça também a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP).
Fica a 494 kms da capital do Estado Curitiba - 70 kms da Cidade de Maringá - 167 kms da Cidade de Umuarama - 10 kms da Cidade de Alto Paraná - 15 kms da Cidade de Tamboara - 91 kms da Cidade de Cianorte -151 kms da Cidade de Campo Mourão -   295 kms da Cidade Cascavel. Paranavaí é servida pelos transportes Aéreo e Rodoviário.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Paranavaí possui uma excelente rede de ensino de 1º e 2º grau e de nível superior. Só a Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras a (Fafipa)  atende mais de 50 municípios, com um total de 2500 alunos. A FAFIPA está localizada na Avenida Gabriel Esperidião, S/Nº Parque Morumbi - Paranavaí-Pr. Fone/Fax (44) 3422 9352 Caixa Postal 671. E-mail: fafipa@fafipa.org Site: www.fafipa.br

Nos últimos 10 anos a Cidade de Paranavaí, deu um salto de qualidade no ensino superior. A educação em nível de graduação cresce a cada ano, consolidando Paranavaí como polo universitário do Noroeste do Paraná. As instituições de ensino técnico superior ganham espaço neste cenário. Ao todo, Paranavaí conta com quatro instituições de ensino superior (Fafipa, Unipar, Fatecie e IFPR) que somam aproximadamente 4.500 acadêmicos. Boa parte destes estudantes está distribuida nos cursos tecnológicos.
E a perspectiva é de que este número cresça a partir de 2011, com a abertura de novas turmas no campus de Paranavaí do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e de um novo curso na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie), em 2012. Vale destacar que IFPR e Fatecie oferecem cursos técnicos de nível superior. 

 www.unipar.br › unidadesparanavaí
 
**********************************************
Escola Fundação Bradesco de Paranavaí
Paranavaí também tem o privilégio de ter em sua Cidade a Escola Fundação Bradesco, a única do Estado do Paraná, está situada em Paranavaí. 
A população de Paranavaí é formada por descendentes de italianos, japoneses, portugueses, libaneses e alemães, nordestinos e gaúchos. A região é rica em manifestações culturais resultantes das relações entre os diferentes povos. Esta população foi contemplada com a instalação da Escola Fundação Bradesco em Paranavaí. A Escola de Paranavaí iniciou suas atividades em 16 de março de 1987.

Está situada em um bairro bastante populoso, num terreno com 33.097,41m² de área e edificações de 3.648,33m². A escola tem duas quadras de esportes, uma minipista de atletismo, além de área verde, constituída por gramados, árvores frondosas, recantos floridos, pomar e horta.

Oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Profissionalizantes de Nível Básico como Informática, Digitação, Informática para portadores de deficiência visual, Educação de Jovens e Adultos e Formação Inicial e Continuada. A previsão é atender cerca de 2.132 alunos em 2013.

A Fundação Bradesco de Paranavaí, está situada a Rua, Luiz Zaros  nº 600 no Jardim Ipê. CEP – 87706-080 – Fone: 3423-3225.
--------------------------------------------------------------------------------
As principais Atrações: 
Paranavaí apesar de ser uma cidade pólo, é bastante carente em atrações. Conta com um Bosque municipal; uma grande área de preservação com 20,20 ha, localizado na Rua, Martin Luther King, na Vila Operária, funciona das 8:ooh ás 18:00h. Mas não se sabe por que a população não aderiu este espaço como sua área de lazer. É um grande Bosque, que fica vazio o dia todo; inclusive nos finais de semana. Depois do bosque, apenas a praça dos pioneiros dentro da cidade.  Um espaço bonito que ainda não atende as nessicidades da população, e a tradicional praça da Xícara.
Paranavaí faz divisa com as seguintes Cidades:
Santo Antonio do CaiuáSão João do CaiuáAlto ParanáTamboaraNova Aliança do IvaíMiradorAmaporãGuairaçá e Terra Rica.

Os Principais Eventos:
A Exposição Agropecuária e Industrial, no 1º semestre, sempre ocorrerá no início do mês de março, e a Festa do Peão de Boiadeiro, no 2º semestre no parque de Exposição, sempre ocorrerá no mês de agosto. 
----------------------------------------------------------------
Paranavaí possue excelentes veículos de comunicação, sendo sete rádios, 03 jornais, 03 revistas, uma emissora de televisão e vários portais na internet.
----------------------------------------------------------------
Opera na cidade sete Emissoras de Rádio: Rádio Cultura-JovemPan AM e a Rádio Paranavaí AM (A pioneira) Rádio Transamérica FM - Rádio Caiuá FM - Rádio Web Onda Web - Rádio Virtual - Rádio 101.9 FM e a Rádio comunitária Skala FM. Rede de Rádio FM. Veja jornais e revistas; cada módulo amarelo é um link; é só clicar!

A Cidade de Paranavaí,  possui um Canal de Televisão, a TV Imagem RTC, afiliada da Rede Globo.
Links Interessantes:
-------------------------------------------------------
Centros Culturais:
Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa
Casa da Cultura – Fundação Cultural de Paranavaí
Rua, Professor Emilio Miljutim 116
-------------------------------------------------------
Esportes:
O Atlético Clube de Paranavaí o ACP foi campeão paranaense de Futebol em 2007, um grande feito para o vermelhinho como é carinhosamente chamado pela sua torcida.

Paranavaí também possui um bom time de Futsal, o São Lucas Futebol Clube. Clique Aqui e Saiba Mais!!!
----------------------------------------------------------------------------------
Paranavaí, possui uma ótima praça esportiva; o Estádio Municipal Dr. Waldomiro Wagner (Felipão) com capacidade para 25.000 pessoas. É considerado o 5º Estádio de Futebol mais bonito do Estado do Paraná. 
********************************************************
Paranavaí, possue 2 Ginásios de Esportes: O Ginásio de Esportes Lacerda Braga (Lacerdinha) e o Ginásio de Esportes Noroestão. 
--------------------------------------------------------------------------------
O atual prefeito de Paranavaí é o Pecuarista, o Sr. Rogério Lorenzetti, também foi reeleito para a próxima gestão. (2013 a 2016) "Disputou a eleição de 2012 com o candidato do partido dos trabalhadores (PT) Cesar Alexandre. Este pleito ainda teve o terceiro participante: Ivan Ramos Bernardedo (PSTU) (Paranavaí, 07 de outubro de 2012). Clique aquí e saiba mais 

Prefeitura Municipal de Paranavaí
Diz o velho ditado que o "mal feito" é da conta de todo mundo. Sendo assim, eu também posso falar das coisas que acho errado. "Apesar de elegermos o prefeito junto com o vice", infelizmente no Brasil, o vice não é reconhecido pela importância do cargo... Em Paranavaí, não é diferente do resto do Brasil! Aqui em nossa cidade, muitos vices não sabem valorizar o cargo que exerce e aceitam a condição de que o vice é um homem esquecido por não participarem ativamente da função que o eleitor lhe confiou nas urnas. Você que é de Paranavaí, analise a política e veja o que acontece com os vices prefeitos... Na primeira gestão do Sr. Rogério Lorenzetti, o vice prefeito foi o professor Alziro Melli Lopes (PDT). Renunciou o Mandato por conta de uma nomeação no Governo do Estado do Paraná. (Este é apenas um casa). Clique Aqui e conheça o Executivo Municipal.
----------------------------------------------------------------------
A Cidade de Paranavaí é representada na Assembléia Lesgislativa do Estado do Paraná, por 1 Deputado Estadual, o Empresário e Fazendeiro o Sr. Antonio Teruo Kato. Está exercendo o segundo mandato de Deputado Estadul. Quando chega a épuca de eleição, os politicos de outras cidades do Estado vem buscar votos aqui. "Por esta razão, faz muitos anos que a cidade de Paranavaí não tem representante no Congresso Nacional". ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
História Pulítica: O município de Paranavaí foi criado com o desenvolvimento do município de Mandaguari, através da lei Estadual nº 790, de 14.12.51 e solenemente instalada em 14.12.53, com posse do seu primeiro prefeito, o Médico Dr. José Vaz de Carvalho. Daí para frente uma das mais interessantes histórias políticas se sucedeu. Sobre o assunto trata o professor José Carlos Alcântara em seu livro política local – Um Estudo de caso: Paranavaí 1952...
Naquela época era Juz de direito da comarca o Dr. Sinval Reis, o primeiro juiz de Paranavaí, tendo ao seu lado o primeiro promotor o Dr. Carlos Alberto Manita. A comarca de Paranavaí foi criadapela lei Estadual nº 1.542. Desta forma, a eleição de 1952 foi presidida pelo Juiz Eleitoral da comarca de Mandaguari. Teve o seguinte resultado:                 Jardim São Jorge, o grande bairro da cidade
Veja a seguir, todos os prefeitos que administraram a cidade de Paranavaí em 60 anos de história.
 DR. José Vaz de Carvalho, Primeiro prefeito eleito em Paranavaí
Para Prefeito: (Gestão - 1953 a 1956)
José Vaz de Carvalho (Eleito) com   2.702 votos.
Herculano Rubim Toledo  com   1.607 votos

 

Vereadores Eleitos 

Armando de Castro Araújo - Domiciano Martins - Gustavo Marques de Oliveira - José Gomes de lima - Antonio Pillar Cardoso - Dário de Assiz Machado - Aldo Silva - José de Souza leite - Vivaldo de oliveira e Ivo Carvalho Duarte.
--------------------------------------------------------------------------------
Em 18 de novembro de 1956 foi realizada a segunda eleição municipal, tendo o seguinte resultado:
Para Prefeito:
Ulisses Faria Bandeira (Eleito)  com  4.071 votos
Herculano Rubim Toledo    com  4.029 votos

Gestão - 1956 – 196

Vereadores:
Aldo Silva - Francisco Rodrigues Ruiz - Gustavo Marques de oliveira - Dr. José Vaz de Carvalho - José de Souza Leite - José Vendolino Schuroff - Minoru Imoto -  Nelson Busato dos santos - Osvaldo Madalozzo e Vivaldo de Oliveira.
--------------------------------------------------------------------------------
Em 03 de outubro de 1960 foi realizada a terceira eleição municipal, tendo o seguinte resultado:
Para Prefeito: (Gestão - 1960 a 1964)
Antonio José Messias (PTB)(Eleito)  com 3.618  votos
 Vice Prefeito - Antonio Silva Sobrinho
Flavio Ettore Giovane com 3.535  votos
Otávio Mesquita Siqueira  com 1.633  votos.
Não foi encontrado na web, nem uma foto do Sr. Antonio José Messias. Se alguem tiver, por gentiliza envie no meu E-mail.
Vereadores:
Aldo Silva, Alírio Hullmann, Benedito Pinto Dias, Benedito Claudio Passos Paula, Geraldo Longo, Ismael Gripp,  José Vendolino Schuroff,  Osvaldo Franco Melo, Vivaldo de Oliveira e Waldenício Brbalho.
--------------------------------------------------------------------------------
A quarta eleição em Paranavaí teve  o seguinte resultado:
Para Prefeito: (Gestão - 1964 a 1969)
José Vaz de Carvalho (Eleito)  com 3.977  votos.
Geraldo Longo  2.771  votos
Neil Jorge2.143  votos
Vereadores:
Aldo Silva - Aníbal Ajita - Antonio Barão - Cesar Francisco Soares Montenegro -  Danilo Berndt - Francisco Luz de Assis - Fuad Esper Cheida - Fued Tapxure - Flávio Giovani - Hercílio Sandri - Hercílio Costa - José Vendolino Schueroff - Nelson Leal - Sebastião Bem-Bem de Oliveira e Waldenício Barbalho
-------------------------------------------------------------------
A quinta eleição na Cidade de Paranavaí, teve o seguinte resultado:
Para Prefeito:
Dionísio Assis Dal Prá (ARENA1 eleito) com 5.293 votos. Gestão - 1969 – 1973
Vice Prefeito, Geraldo Longo
Flávio Ettore Giovani (Arena2) com 4.861
Antonio José Messias (MDB1) com 8.094 votos
Joaquim Castella  (MDB2)  com 384  votos.
Vereadores:
Antonio Cunha Vasconcelos - Antonio Kulevicz - Aurélio Costa Filho - Danilo Berdt - Delcides Pomin - Edmar Lima Cordeiro -  Francisco Luiz deAssis - Hercílio Sandri - Moacir veras - Mário Afonso Costa - Nelson Leal - Sebastião Bem-Bem de Oliveira -  Teodoro da silva Oliveira - Waldenício Barbalho e Nelson Seigi Akiyoshe.
 -------------------------------------------------------------------------------
A sexta eleição em Paranavaí, teve o seguinte resultado:
Para Prefeito: (Gestão-1973 – 1977)
Benedito Pinto Dias (ARENA 2)(Eleito) com 5.989 votos. 
Vice Prefeito: Mário Hélio L. de Almeida

José Vaz de Carvalho (ARENA1) com 5.539 votos

Antonio José Messias (MDB1)  com 5.602  votos
Waldenício Barbalho (MDB2) com 586 votos
Otávio Marques Siqueira (MDB3) com 427 votos.
Vereadores Eleitos:
Altino Afonso Quinhoneiro - Antonio Cunha Vasconcelos -
Cezar Francisco Bassan - Delcides Pomin, Fernandes Kayamori-
Francisco Luiz de Assis, Geraldo Longo, Jacó Schulz,
José Dantas de Lima - Lauro Machado - Mário Afonso Costa -
Pedro Spigolon - Raimundo Arruda de Souza -
Sebastião Bem-Bem de Oliveira -  Willy Geraldo Brandalise.
------------------------------------------------------------------------------
A sétima eleição em Paranavaí, teve o seguinte resultados: 
Para Prefeito: (Gestão 1977 a 1982)
 José Vaz de Carvalho  (Eleito) (ARENA 1)  9.513  votos. 
 Vice-Prefeito – Lauro Machado.  
Dionísio Assis Dal prá  (ARENA 2)  8.938 votos

Adelmo Pignataro Delgado ( MDB 1)  4.190 votos
Altino Alonso Quinhoneiro ( MDB 2) 745 votos
Pedro Spigolon (MDB 3) com 494 votos.

Vereadores Eleitos:
Abel de Souza Morangueira - Cezar Francisco Bassan -
Dionísio Ferraz Junior - Eurico Baptista de Carvalho -
Hercílio Sandri - Issao Omoto -  Itaci Biazus -
José Paranhos de Mesquita - Mário Afonso Costa -
Odair Alves Pereira - Pedro Eredia - Sebastião Bem-Bem de Oliveira- Valentin Cescon de Mello - Vivaldo de Oliveira - Willy Geraldo Brandalise.

-----------------------------------------------------------------------------

Para Prefeito:
Benedito Pinto Dias (Eleito) (PMDB 2)  11.745 votos. (Gestão - 1983 – 1988)

 Vice-prefeito – Luizinho Gonzaga Donide 

Moacir Veras  (PMDB 1)  5.321 votos  

Vicente Messias dos Santos (PTB)  158 votos
Milton Cruz (PT)  148 votos. 

Lauro Machado (PDS)7.446 votos

Vereadores Eleitos:
Abel de Souza Morangueira - Basílio Schuiz - Danilo Feuser -
Delcides Pomin - Dionísio Ferraz Júnior - Genécio Feuser -
Irineu Betti, Itacir Biazus, José Paranhos de Mesquita,
Manoel de Lima -  Nelson Pinto Dias - Pedro Eredia - 
Rosalvo Pereira Leal - Sebastião Bem Bem de Oliveira - 

Willy Geraldo Brandalise

------------------------------------------------------------------------------

Rubens Felippe
(Gestão - 1989 – 1992)

Vice prefeito 

Na Gestão do Sr. Rubens Felippe, a câmara Municipal da nossa cidade, teve os seguintes  >

 Vereadores Eleitos:

 Abel de Souza Morangueira
Delcides Pomin
Elpídio José Silvestre
Gabriel Back
 João Álvaro Esquivel
 José Otacílio Araújo Morais
 Mauro Bertola Mazzo
 Mauro Del Fiol
Nelson Pinto Dias
 Paulo César de Oliveira
 Tatsuó Yamakawa
Waldemar Navarro
 Walmor Trentini
---------------------------------------------------------------------------

José Augusto Felippe
Gestão - 1993-1996

Vice prefeito - Delcides Pomin 

A gestão do Sr. José Augusto Felipe, teve os seguintes Vereadors:

 Agamenon Arruda de Souza
 Elpídio José Silvestre
 Everaldo Tatinha Avelar
Fábio Ferreira de Souza
 Felisberto Schueroff
 Helena Ribeiro Porto
 Jorge Roberto Pacífico
José Dolvino Garcia
José Otacílio Araújo
 Marcílio Rodrigues da Silva
Mauro Bertola Mazzo
 Milton Hipólito dos Santos
 Nivaldo Aparecido Mazzin
 Paulo Cesar de Oliveira
 Rafael Barbosa Evangelista
Tatsuó Yamakawa
 Valter Ismael Volpato
-----------------------------------------------------------------------

 Antônio Teruo Kato
Gestão - 1997 – 2000

Vice Prefeito: Rogério Lourenzetti.

Nesta gestão, a câmara municipal teve os seguintes Vereadores:

 Ady Zacarkin
Agamenon Arruda de Souza
 Aparecido Vieira
 Carlos Sérgio Garcia
 Daniel Moreira da Silva
 Edmilson Donizete Botéquio
 Everaldo Tatinha Avelar
 Fábio Ferreira de Souza
 Jonas Terto Rodrigues
 José Galvão
 José Otacílio Araújo
 Lauro Machado
 Manoel Sebastião Jardim
 Marcílio Rodrigues da Silva
 Milton Hipólito dos Santos
 Nivaldo Dolvino Garcia
 Pedro Odair Marucci
 Romeu Luiz Bogoni
 -------------------------------------------------------------------------

Deusdete Ferreira Cerqueira
Gestão - 2001-2004.

Esta foi uma gestão marcada por não ter vice prefeito. O vice renunciou o mendato no inicio da gestão. 

De 2001 a 2004, a câmara municipal teve os seguintes vereadores:

Ady Zacarkin
 Agamenon Arruda de Souza
 Cláudio Porfírio de Deus
 Daniel Moreira da Silva
 Edmilson Donizete Botéquio
 Eduardo Domingos Dal-Prá
 Eralda Daminelli Garcia
 Everaldo Tatinha Avelar
 Helena Ribeiro Porto
 Joaquim Aurélio da Conceição
 José Galvão
 Josias Zarelli
 Milton Hipólito dos Santos
 Nivaldo Aparecido Mazzin
 Pedro Baraldi
 Romeu Luiz Bogoni
 Sanatiel Hipólito
 Tarcísio Barbosa
--------------------------------------------------------------------------------------------------------


Maurício Yamakawa 
Gestão - 2005 - 2008
 Vice Prefeito: Rubens Felippe 

A câmara municipal teve nesta gestão, os seguintes Vereadores:
 
Ady Zacarkin
 Alziro Melli Lopes
 César Alexandre dos Santos
 Cláudio Porfírio de Deus
 Clóvis Campos
 Elpídio José Silvestre
 Joaquim Aurélio da Conceição
 Josias Zarelli
 Nivaldo Aparecido Mazzin
 Osmar Wessler
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rogério Lorenzetti   
Gestão - 2009 - 2012 
Vice Prefeito - Alziro Melli Lopes
Na primeira gestão do Sr. Rogério Lorenzetti a câmara municipal teve os seguintes Vereadores Eleitos:
------------------------------------------------------------------------ 
 Antonio Carlos Utrila Garcia
 Celso Avelar
 Gil Júlio
 José Galvão
 Josias Zarelli
 Miltão
 Mohamed Soumaili
 Nivaldo Mazzin
 Odair Xavier Amâncio
 Roberto Cauneto Picoreli
-------------------------------------------------------------------------
A eleição municipal na cidade de Paranavaí, realizada em 07 de outubro de 2012, teve o seguinte resultado:
Para Prefeito: 
 Rogério Lorenzetti (PMDB - Eleito) com 53,62% dos votos. "24.418 eleitores reelegeram pela primeira vez um prefeito em Paranavaí, em 60 anos de história".
Vice Prefeito: Rubens Felippe (PSDB) (Gestão - 2013 a 2016)

Cézar Alexandre (PT) com 43,05% = 19.606 votos
Professor Ivan (PSTU) com 3,34% = 1.519 votos

Vereadores Eleitos:
*Pó Royal (pSL) com 3.580 votos
*Zenaide do Nis (PMDM) com 2413 votos
*Galvão (PR-PR/PPS/PSB/PSD) com 2.162 votos
*Mohamed (PMDB) com 1.811 votos
*Walter dos Reis (PMDB) com 1.483 votos
*Josival Moreira (PT-PP/PT/PTB) com 1.367 votos
*Leonildo do Campestre (PT-PP/PT/PTB) com 1.366 votos
*Irmão Barine (PSC-PSC/DEM/PSDB) com 1.335 votos
*Aldrey Azevedo (DEM-PSDB) com 1.157 votos
*Alves (PP-PP/PT/PTB) com 983 votos
-------------------------------------------------------------------------

Paranavaí: "Sessenta Anos de História Política e Desenvolvimento Econômico e Cultural".

 "Veja a lista dos Deputados Estaduais e Federais que já representaram Paranavaí na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná e no Congresso Nacional em Brasília"


Deputados Estaduais:
>José Vaz de Carvalho ------ 1958
>José Vaz de Carvalho ------ 1962
>Benedito Pinto Dias -------- 1962
>Benedito Pinto Dias -------- 1966
>José Alencar Furtado ------  1966
>Wilson Figueiredo Fortes -- 1966
>Benedito Pinto Dias -------- 1970
>Wilson Figueiredo Fortes -- 1970
>Waldenício  Barbalho ------ 1970
>Wilson Figueiredo Fortes -- 1974
>Waldenício Barbalho ------- 1974
>Benedito Pinto Dias -------- 1978
>Wilson Figueiredo Fortes -- 1978
>Wilson Figueiredo Fortes -- 1982
>Eduardo Ferreira Baggio -- 1982

*José Vaz de Carvalho ocupou em 1970 o cargo de secretário do trabalho e assistência social do Paraná.

*Benedito Pinto Dias foi presidente da associação dos municípios do Paraná de 1973 a 1977.

*WILSON Figueiredo Fortes foi secretário do trabalho e assistência social do Paraná em 1969. Em 1970 foi o candidato mais votado do Estado do Paraná. De 1971 a 1972 foi presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
Deputados Federais
*Hamilton Vieira Magalhães ---1966
*Flávio Ettore Giovini ---------- 1970
*José Alencar Furtado --------- 1970
*Flávio Ettore Giovini ---------- 1974
*José Alencar Furtado --------- 1974
*Hamilton Vieira Magalhães -- 1978
*Heitor Alencar Furtado ------- 1978
*José Alencar Furtado --------- 1982

*José Alencar Furtado, líder do MDB na câmara federal, em 1977, teve seu mandato cassado.

*Heitor Alencar Furtado foi vitima de homicídio em 1982, em plena campanha eleitoral. Clique e Assista o Vídeo
----------------------------
Senado Federal:
#Hamilton Vilela Magalhães ---1970

*Você que gosta da política, certamente já percebeu que a parti de 1982. A cidade de Paranavaí perdeu seus representantes, tanto na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, como no Congresso Nacional. Sabiamente o eleitor fica se perguntando! Porque isso acontece? Quem são os culpados? É como diria o sábio, “difícil não são as perguntas; difícil mesmo são as respostas”... Mas, o próprio eleitor sabe que isso acontece devido interesses políticos e partidários dos nossos ambiciosos comandantes da política. Infelizmente, essas atitudes causam desatenção e a falta de credibilidade do eleitor na própria política.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Câmara Municipal de Paranavaí 
A câmara municipal de paranavaí, é composta por 10 vereadores. Clique aqui e conheça o  Legislativo Municipal.

Rua Bahia 208, Centro Cx. Postal: 315. Cep: 87704-040 - Paranavaí - Pr Fone/Fax: (44) 3421-4200.

Veja os 10 vereadores mais votados de Paranavaí e todos que participaram do pleito eleitoral. "Uma renovação sábia e necessária de 70%" - Eleições 2012. 
Pó Royal (pSL)
(Reeleito)
Votação: 3.580
Zenaide do Nis (PMDB)
Votação: 2.413 

Galvão (PR-PR/PPS/PSB/PSD)
 (Reeleito)
Votação: 2.162
Mohamed (PMDB)
 (Reeleito)
Votação: 1.811
Walter dos Reis (PMDB)
Votação: 1.483
Josival Moreira (PT-PP/PT/PTB)
Votação: 1.367
Leonildo do Campestre (PT-PP/PT/PTB)
Votação: 1.366
Irmão Barine (PSC-PSC/DEM/PSDB)
Votação: 1.335
Aldrey Azevedo (DEM-PSC/DEM/PSDB)
Votação: 1.157

Alves (PP-PP/PT/PTB)
Votação: 983
 Fonte: TSE - Domingo, 07 de outubro de 2012
Veja os demais candidatos que participaram do pleito. Clique no nome de cada um e veja a ficha completa.
Vereador SUPLENTE (1.283 votos)
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

Vereador SUPLENTE (1.172 votos)
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

Vereador SUPLENTE (1.027 votos)
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

Vereador SUPLENTE (947 votos)
PP Partido Progressista
Coligação: Unidos por Paranavai
Vereador SUPLENTE (868 votos)
PTB Partido Trabalhista Brasileiro
Coligação: Unidos por Paranavai

Vereadora SUPLENTE (863 votos)
PSC Partido Social Cristão
Coligação: Novo Rumo

Vereador SUPLENTE (768 votos)
PSB Partido Socialista Brasileiro
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

(698 votos)
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

(638 votos)
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

 (576 votos)
PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: Novo Rumo
 ===================================
567 votos
PP Partido Progressista
Coligação: Unidos por Paranavai

541 votos
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

526 votos
PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: Novo Rumo

(513 votos)
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

509 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

494 votos
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

PTB Partido Trabalhista Brasileiro
Coligação: Unidos por Paranavai

377 votos
PSL Partido Social Liberal

364 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

(323 votos)
PTB Partido Trabalhista Brasileiro
Coligação: Unidos por Paranavai

320 votos
PSC Partido Social Cristão
Coligação: Novo Rumo

306 votos
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

295 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

277 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo
268 votos
PSL Partido Social Liberal

259 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

243 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

236 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

219 votos
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

208 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor
====================================
207 votos
PSL Partido Social Liberal

202 votos
PSL Partido Social Liberal

191 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

189 votos
PSL Partido Social Liberal

189 votos
PSL Partido Social Liberal

180 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

179 votos
PP Partido Progressista
Coligação: Unidos por Paranavai

179 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

(172 votos)
PSL Partido Social Liberal

169 votos
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

162 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

162 votos
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

147 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

141 votos
PSL Partido Social Liberal
============================
130 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

122 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

119 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

114 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

103 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

(100 votos)
PSL Partido Social Liberal
=========================
99 votos
PSL Partido Social Liberal

87 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

81 votos
PSL Partido Social Liberal

73 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

72 votos
PSL Partido Social Liberal

71 votos
PSB Partido Socialista Brasileiro
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor
==================================
Vereadora SUPLENTE (71 votos)  
 PSL Partido Social Libera
=================================
59 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

57 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

51 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

51 votos
PP Partido Progressista
Coligação: Unidos por Paranavai

48 votos
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro

46 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

40 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai
============================
34 votos
PSB Partido Socialista Brasileiro
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

32 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

29 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

25 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

25 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

25 votos
PSL Partido Social Liberal
==========================
19 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

11 votos
PT Partido dos Trabalhadores
Coligação: Unidos por Paranavai

11 votos
PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: Novo Rumo

9 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

5 votos
PPS Partido Popular Socialista
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

5 votos
PR Partido da República
Coligação: Trabalhando por uma Paranavai Melhor

(4 votos)
PSD Partido Social Democrático Coligação:
Trabalhando por uma Paranavai Melhor

0 votos
DEM Democratas
Coligação: Novo Rumo

Vereador NÃO ELEITO
799 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
664 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereador NÃO ELEITO
654 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
360 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereadora NÃO ELEITO
314 votos
PV Partido Verde
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
230 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica
=====================================
Vereador NÃO ELEITO
218 votos
PRB Partido Republicano Brasileiro
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
205 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
199 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
144 votos
PV Partido Verde
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
136 votos
PV Partido Verde
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
110 votos
PV Partido Verde
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica
=====================================
Vereadora NÃO ELEITO
84 votos
PSDC Partido Social Democrata Cristão
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
80 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereadora NÃO ELEITO
73 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereador NÃO ELEITO
70 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereadora NÃO ELEITO
69 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
68 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereador NÃO ELEITO
63 votos
PSDC Partido Social Democrata Cristão
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
60 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereadora NÃO ELEITO
60 votos
PV Partido Verde
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
53 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereador NÃO ELEITO
47 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereador NÃO ELEITO
47 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereadora NÃO ELEITO
37 votos
PSDC Partido Social Democrata Cristão
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereador NÃO ELEITO
27 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista
=================================
Vereador NÃO ELEITO
26 votos
PDT Partido Democrático Trabalhista
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereadora NÃO ELEITO
25 votos
PSTU Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Coligação: Paranavai Socialista

Vereador NÃO ELEITO
22 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereador NÃO ELEITO
16 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereadora NÃO ELEITO
15 votos
PRB Partido Republicano Brasileiro
Coligação: Grupo de Coalisão União Democratica

Vereadora NÃO ELEITO
2 votos
PSTU Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Coligação: Paranavai Socialista
Vereadora NÃO ELEITO
0 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

Vereadora NÃO ELEITO
0 votos
PSOL Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: Paranavai Socialista

2 comentários:

Unknown disse...

Se você gostou dessa matéria, deixe seu comentario. Se você não gostou! Sua opinião é muito importante, deixe seu comentário da mesma forma. Sua critica ou seu elogio, é a razão do meu trabalho.

Wendell Gussoni disse...

Muito bacana reunir informações importantes de Paranavaí em um só lugar. Parabéns pela iniciativa!

Postar um comentário