Subscribe:

Crédito para celular

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

As coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais...

Olá, seja bem vindo! Eu sou José Torres, mais conhecido por Naldo. Moro na Cidade de Paranavaí, desde fevereiro de 1994. Nasci em dezembro de 1952 na Cidade de Garanhuns Estado de Pernambuco. Eu acordo todo dia as 7:00hs da manhã e como sempre inicio minha jornada de trabalho ajudando minha esposa nas tarefas domésticas porque esse  é o seu desejo. Sempre que ajudo minha esposa em seus afazeres, me vem á mente ótimas idéias para escrever artigos para meus blogs. Hoje eu tive uma idéia deferente, mesmo assim achei interessante: “As coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais”. Eu não sei qual é a sua idade. Se você for muito jovem, certamente não conhece uma colheita de café, uma roça de algodão, um joguinho de malha, um baile de barraca e uma cabocla sertaneja, uma pelada no campinho de terra, um banho de rio, uma pesca de anzol no açude da fazenda, ouvir uma moda de viola no rádio de pilha grande e outras coisas gostosas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais. São dessas coisas que vou falar neste artigo. São as coisas que o tempo e a tecnologia levaram embora deixando uma enorme saudade no peito desse caboclo... Continue Lendo
Trabalhar na roça – É isso mesmo! Eu sempre gostei  de trabalhar na roça Essa foi a primeira  atividade do homem na face da terra. Você sabia que a enxada foi uma das primeiras ferramentas de tabalho no mundo? "Há quem diga que ela também poderá acabar devido a mecanização do campo". Clique Aquí e conheça a história da enxada. Apesar das dificuldades, trabalhar na roça sempre foi o tipo de trabalho que me dava prazer em realizar pelo fato de está em contato permanente com a Natureza: Tombar a terra, Plantar, carpir, colher, cuidar das aves e dos animais, sempre foram trabalhos  que me deixa feliz em realizar. Até meus 20 anos eu vivi no campo com meu pai, minha mãe e meus 13 irmãos. Era uma vida simples e gostosa de ser vivida,  sem ilusões e sem a preocupação de ganhar dinheiro a qualquer custo como é feito nos dias de hoje. Mas foi na cidade grande que tudo mudou... Cada um foi para o seu lado cuidar da sua vida... Tudo isso faz parte das coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais.

Programas de rádio – Não consigo esquecer dos programas de rádio que eu gostava de ouvir. Eu nunca escondi de ninguém que sou um caipira com todas as letras e me sinto bem sendo assim. Mesmo se eu quisesse mudar, eu não conseguiria, isso está no sangue. Também sinto saudade dos grandes locutores de Rádio do passado: Edgar de Souza que revelou grandes duplas sertanejas no Brasil,  Nhô Zé do programa alvorada cabocla,  Fiori Giglioti   o maior locutor esportivo de todos os tempos. Clique aqui e ouça a voz do Fiori... José Russo do programa linha sertaneja classe A, Nhô Quinca de Maringá, O velho Goiaba de Paranavaí, o acordeonista José Bétio com toda sua simplicidades e carisma. Hoje ainda existem grandes programas sertanejos e grandes locutores espalhados pelo Brasil. Aqui em Paranavaí ainda temos duas relíquias no gênero sertanejo raiz,  O comandante Neuto e o Caprichinho, (pena que as Emissoras de ´Rádios não dão o devido valor a esses profissionais). Num estilo mais moderno temos excelentes locutores sertanejos em Paranavaí: Jata Lima da Rádio Cultura, Romance Ponta Grossa, o grande reporter da cidade Pedro Machado da Rádio Caiuá FM, o Pó Royal, o Carlos Araujo da Rádio Paranavaí e o versátil Luiz Carlos Moreira.

Rádio de pilhas grandes – Desde menino eu sempre gostei de ouvir música no Rádio. Era aquele Rádio de pilhas grandes com uma antena atravessada em cima da casa.  Na época luz elétrica no sitio não existia, nem se quer acreditávamos que um dia esse benefício pudesse chegar ao caboclo sertanejo. Na quela época dava gosto ouvir um programa de rádio, o programa era feito exclusivamente para o ouvinte. O locutor tocava exatamente o que o ouvinte gostaria de ouvir. Não havia os comerciais irritantes que existem hoje nas Emissoras de Rádios. Uma empresa só patrocinava um programa de duas ou três horas dando mais qualidade ao programa. Eu sei exatamente o valor e a importância que o Rádio tem até hoje nos meios de comunicações. A voz do Rádio chega aonde outros veículos  não conseguem chegar. Hoje eu só consigo ouvir Rádio se for programa sertanejo raiz e programas de  notícias. Não é fácil o ouvinte  suportar blocos de comerciais gravados que duram de cinco a dez minutos como faz muitas emissoras de Rádios. Clique aqui para ouvi uma moda de viola no Rádio de pilhas grandes. O Rádio também está entre as coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais.

Minha TL Vermelha - Eu adorava dirigir Minha TL vermelha. Se você ainda é jovem também não vai lembrar desta Relíquia que já me deu muitas alegrias. Muitas vezes ela me deixou na mão e isso sempre acontecia quando eu mais precisava dela. Depois veio meu corcel ll, minha Brasilia azul, o Fiat 147, o velho e saudoso Fusquinha e a Variant, ela é bem paracida com o TL. Lembra dela? Mas tudo isso era o novo da época, era o mais moderno que a Tecnologia podia oferecer. Dirigir esses carros também faz parte das coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais. 
Discos de Vinil – Eu ficava horas e horas ouvindo meus LPs de vinil. Quanta saudade eu tenho dessa época, ainda bem recente que a tecnologia levou embora. O disco de vinil marcou a vida de muita gente! Quantos momentos inesquecíveis foram vividos por milhões de pessoas ouvindo o velho disco de vinil que hoje também virou saudade. Durante décadas o vinil foi o presente predileto para o dia das Mães, dia dos Namorados, dia dos Pais, dia das Crianças e qualquer época do ano que se pensava em presentear alguém, o LP era sempre o mais lembrado. "É importante lembrar que nessa época não existia a pirataria no mercado Fonográfico como existe nos dias de  hoje". Clique Aqui e conheça uma loja de discos de vinil. O disco de vinil também faz parte das coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais.

Fogueira de São João – Essa é uma tradição que dura até hoje e para nossa felicidade vai continuar pelo interior do Brasil. É uma tradição que praticamente acabou para quem vive nos centros urbanos. Eu tenho muitas lembranças das fogueiras de são João no dia 24 de junho e a fogueira de são Pedro no dia 29 de junho. Se você for um internauta com pouca idade e morar na cidade grande, certamente você não conhece essa tradição. O que mais impressiona nas noites de fogueiras são as brincadeiras entre moças e rapazes  em volta do fogo. Outros atrativos são a caipirinha, o quentão, o milho assado na fogueira, rojão, buscapé, pau de sebo e muito mais. Duas cidades no Brasil disputam para ver quem faz a melhor e maior festa de são João: Caruaru no Estado do Pernambuco e a cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. Tudo isso também faz parte das coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais.
Máquina de escrever – A velha e adorada máquina de escrever. Todos os grandes empreendimentos da face da terra já tiveram uma máquina de escrever. Foi através dela que nasceu a idéio do homem criar o moderno e poderoso computador. Ter uma máquina de escrever na época, era está extremamente equipado para escrever as grandes obras literárias em qualquer parte do mundo. Eu gostava muito dela, a máquina de escrever foi; mas a saudade e a lembrança ficaram comigo até hoje. A máquina de escrever também faz parte das coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais.

Santos Futebol Clube – Esse sim, é o melhor time do mundo... Uma das coisas que eu gostava mesmo era descer a serra pela Rodovia dos Imigrantes e assistir treinos e jogos do meu santático na vila Belmiro. Eu acompanhei a primeira geração dos meninos da vila. Chico Formiga era o técnico, ele foi o primeiro técnico campeão com os meninos da vila Belmiro em 1978. Era emocionante ver esses meninos brincar de jogar bola; João Paulo, Juary, Nilton Batata, Claudinho, pita, Rubens Feijão e outros. Clique Aqui e conheça essa história - Para a falicidade de todos os santistas, veio a segunda geração dos meninos da vila em 2002. O primeiro técnico dessa geração foi o Emerson Leão. Foi gratificante ver jogar na vila Belmiro o Robinho, Renato, Diego, Elano, Alex, o grande Léo na lateral esquerda com muito amor a camisa santista. Clique Aqui e conheça essa geração - Segundo os especialistas da bola, um raio não cai duas vezes no mesmo lugar ( referência a revelação de jogadores). Na vila Belmiro é diferente, o raio já caiu algumas vezes e vai continuar caindo. Para aumentar mais anda a felicidade da torcida do santos e para o bem do futebol mundial, veio a terceira geração dos meninos da vila com: Paulo Henrique Ganso, André, Wesley, o goleiro Rafael, Adriano e o glorioso Neymar. Dorival Junior foi o primeiro técnico campeão dessa terceira geração. Clique Aqui e conheça essa geração. Já temos fortes indícios de que a quarta geração dos meninos da vila está vinda aí... Assistir treinos e jogos na vila Belmiro, também faz parte das coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais.
Rádio gravador – Ouvir música cabocla e música popular brasileira em meu rádio gravador era o meu passa tempo predileto. Lembra das fitas casete? Pois é! Eu tinha um montão e comprava mais sempre que sobrava algum dinheirinho. Você pode está achando tudo isso uma besteira né? Mas, se você chegou até aqui é porque está gostando certo? E se isso for verdade, no final deixe seu comentário que eu ficarei muito feliz - Você já teve um dio gravador? E uma TL vermelha? Já teve também uma Máquina de Escrever e um Rádio de pilhas grandes? Já trabalhou na roça também? Já teve uma Cabocla Sertaneja? Você já teve um montão de disco de vinil? Você concorda comigo que o Santos F.C é o maior time do mundo? Você também gosta de Fogueira de são joão?  Você também gostaria que as Emissoras de Rádios desse mais prioridade ao ouvinte e tocasse menos comerciais? Pois é, meu irmão! Tudo isso já virou saudade no peito de qualquer Brasileiro que tem a minha idade e já andou pelos caminhos que eu já passei. São essas coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais.

Eu poderia encher este blog das coisas que eu gostava de fazer e hoje não faço mais. O importante é que eu já falei das principais e no decorrer do meu trabalho eu lembrarei de muito mais. Se você também tem alguma coisa que gostava de fazer e hoje não consegue fazer mais, envie no meu e-mail que eu publico aquí.

Se você gostou deste artigo, eu fico muito feliz. Não esqueça de deixar o seu comentário. Se você não gostou, sua opinião também é muito importante. "A sua critica ou seu elogio é a razão do meu trabalho". E para finalizar, clique na fita cassete e ouça o maior cantor do Brasil.
Você poderá anunciar seu produto  ou serviço aqui gratuitamente!

0 comentários:

Postar um comentário